Preaload Image
Showing 1-12 of 1439 results

MATRICULAS PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO 24/25

Matrícula e período de matrícula
1- O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, no portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças.
2- Na educação Pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico, o período normal de matrícula para o ano escolar de 2024/2025 é fixado entre o dia 15 de abril e o dia 15 de maio de 2024.
3- As matrículas recebidas até 15 de maio de 2024 são consideradas imediatamente após essa data para efeitos de seriação, sendo as demais sujeitas a seriação em momento posterior.

>>> Documento completo aqui <<<

8 de Abril, 2024

Matrícula e período de matrícula 1- O pedido de matrícula é apresentado preferencialmente via Internet, no portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. 2- Na educação …

Avaliações 2º Período 2023/2024

Estão já afixadas e disponíveis as classificações deste período (2º ciclo, 3ºciclo e secundário).

Utilizem a aplicação “Consulta Alunos” disponível no topo desta página, que permite consultar as avaliações, habilitações, currículo, informações biográficas entre outras opções.

Vídeo com explicação de como funciona a aplicação.

Usem para o login o número de processo do aluno e para a senha(password) o seu BI/CC. (deverá mudar a sua password logo que possível)

Ou solicitem um login e password como Enc. de Educação ao Diretor de Turma do vosso(a) filho(a).

Depois de entrar têm de usar a opção Avaliações -> Avaliações de fim de Período

No ensino profissional têm ainda escolher os módulos que querem consultar

Podem também consultar as pautas afixadas nas respetivas escolas [Proibido tirar fotografias das pautas ao abrigo da deliberação da Comissão Nacional de Proteção de Dados. Ato punível por lei. (https://goo.gl/S8yN2a)]

27 de Março, 2024

Estão já afixadas e disponíveis as classificações deste período (2º ciclo, 3ºciclo e secundário). Utilizem a aplicação “Consulta Alunos” disponível no topo desta página, que permite consultar as avaliações, habilitações, currículo, informações biográficas entre outras opções. Vídeo com explicação de …

Orientações para o processo de inscrição nos exames Nacionais 2024

Orientações para o processo de inscrição nos exames Nacionais (Documento online + PDF)

  • Caso sejas menor de idade terá de ser o teu encarregado de educação a fazer o registo;
  • Depois, terás de criar uma inscrição para colocares os teus dados** e indicares os exames que necessitas de realizar:
  • Se fores aluno de 12ºano, nas opções dos exames colocar tudo a Não, menos o último campo 4.8 (pois assim poderás usar qualquer exame como prova de ingresso este ano ou nos próximos anos);
  • Os alunos do 11.º ano dos cursos científico-humanísticos realizam exames finais nacionais, como alunos internos, a pelo menos uma das disciplinas bienais da componente de formação específica do respetivo curso ou na disciplina bienal da componente de formação específica objeto de permuta, se aplicável, ou na disciplina de Filosofia da componente de formação geral.  (Norma 01 – pag. 9 – Pontos 8 e 9);
  • O campo 4.5, colocar Sim, apenas se tiveres anulado a disciplina ou não tenhas obtido aprovação a essa disciplina ou se fores aluno interno a essa disciplina;
  • Se vais concorrer ao ensino superior*, este ano, tens de submeter o comprovativo do pedido da senha online (que terás de realizar no site da DGES link)
    Guarda em PDF o pedido de senha e envia onde te pedirem;

*só podes concorrer se estiveres em condições de terminar o 12ºano.

  • Depois de teres colocado todos os exames e documentos necessários tens de submeter a tua inscrição (Concluir Inscrição)
    Vai aparecer esta mensagem final onde o teu EE (ou tu quando maior de idade têm de colocar novamente o CC**);
  • Aparece sempre esta mensagem “Só após o pagamento da inscrição, quando aplicável, a mesma será validada.” ;
  • Só necessitas de fazer pagamento apenas na reprografia da escola:
        1. se te inscreveres para melhoria de classificação (apenas possível para acesso e em disciplinas que já tenhas concluído em anos anteriores);
        2. se te inscreveres em alguma disciplina como EXTERNO/AUTOPROPOSTO (ou seja alguma disciplina nova em relação ao teu  percurso escolar ou que tenhas anulado até à antepenúltima semana do 3º período);
        3. O pagamento deve ser efetuado no máximo até dia 8 março  !
  • Guarda o comprovativo em PDF da tua inscrição nos exames !

**NB: no caso de não teres um Cartão Cidadão válido terás que solicitar nos serviços administrativos um número interno e usar esse número interno na inscrição online.

 

ATENÇÃO

Anulações de matrículas (Norma 01 – pag. 9 – Ponto 7)

  1. 7. Os alunos do ensino secundário que anularem a matrícula numa determinada disciplina, após a penúltima semana do 3.º período letivo, estão impedidos de realizar provas e exames nessa disciplina, no presente ano letivo.

 

Dicas e documentos importantes:

Norma 01/JNE/2024 – Instruções para Realização de Provas e Exames do Ensino Básico e do Ensino Secundário.

Guia Geral de Exames 2024 – Exames Finais Nacionais do Ensino Secundário e Acesso ao Ensino Superior

Despacho Normativo n.º 4/2024 – Aprova o Regulamento das Provas de Avaliação Externa e das Provas de Equivalência à Frequência dos Ensinos Básico e Secundário para o ano letivo 2023/2024.

Já se encontram disponíveis, na página do IAVE, as Informações-prova de 2023/2024.

Estas podem ser consultadas em: https://iave.pt/provas-e-exames/informacoes/, acedendo à Informação – Prova Geral “.

 

26 de Fevereiro, 2024

Orientações para o processo de inscrição nos exames Nacionais (Documento online + PDF) Se pretendes realizar exames este ano deverás primeiro ler toda a documentação (Regulamento de Exames/Guia Geral Exames 2024 e Normas 01 e Norma 02 (quando sair); Aceder …

Exames e Provas – Novidades inscrições 26 fev a 8 março

Prazo de inscrição para a 1.a fase 

Secundário – 26 de fevereiro a 8 de março

1.o Ciclo, 2.o Ciclos e 3ºCiclos – 26 de fevereiro a 8 de março

Ler todas as novidades em https://aesas.pt/alunos-e-pais/exames-e-provas/

Inscrições apenas online >>> https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login

Orientações para o processo de inscrição nos exames Nacionais 2024

23 de Fevereiro, 2024

Prazo de inscrição para a 1.a fase  Secundário – 26 de fevereiro a 8 de março 1.o Ciclo, 2.o Ciclos e 3ºCiclos – 26 de fevereiro a 8 de março Ler todas as novidades em https://aesas.pt/alunos-e-pais/exames-e-provas/ Inscrições apenas online >>> https://jnepiepe.dge.mec.pt/site/login Orientações …

Contos Timorenses

Contos Timorenses
Convidamos toda a comunidade do AESAS a participar na conferência “Contos Timorenses”, proferida pela Professora Doutora Anabela Leal de Barros, docente da Universidade do Minho, no dia 22 de fevereiro, às 10 horas, no Auditório Álvaro Carneiro, no âmbito das atividades da revista “defacto”, dedicada ao “Oriente”.


#bibliotecamanuelmonteiro #bibliotecaesas #oriente #aesas #revistadefacto #defacto

21 de Fevereiro, 2024

Contos Timorenses Convidamos toda a comunidade do AESAS a participar na conferência “Contos Timorenses”, proferida pela Professora Doutora Anabela Leal de Barros, docente da Universidade do Minho, no dia 22 de fevereiro, às 10 horas, no Auditório Álvaro Carneiro, no …

Participação do aluno atleta Rómulo Soares no European Ballet Grand Prix

O aluno nosso atleta, Rómulo Soares da turma 7º H, participou no European Ballet Grand Prix, que ocorreu em Viena entre os dias 6 e 10 de Fevereiro. O aluno atleta alcançou o 1º lugar na categoria de Kids contemporâneo a solo, o 2º lugar na categoria de grande grupo contemporâneo, e 3º lugar na categoria de pequeno grupo contemporâneo. Trouxe ainda uma distinção com uma bolsa para um curso intensivo de Verão na Classical School of Ballet, no Algarve, e participou com o seu solo premiado, na Gala Final do concurso, a convite da organização.

#AESAS #UAARE

 

15 de Fevereiro, 2024

O aluno nosso atleta, Rómulo Soares da turma 7º H, participou no European Ballet Grand Prix, que ocorreu em Viena entre os dias 6 e 10 de Fevereiro. O aluno atleta alcançou o 1º lugar na categoria de Kids contemporâneo …

Entrevista RTP_Cicatriz_Zetgallery

No âmbito do Plano Nacional das Artes a turma 10°O do Curso de Artes da ESAS participou numa visita pedagógica à exposição “Cicatriz” de Sandra Baia na galeria Zet Gallery.
Partindo do tema operativo “cânones de beleza” nas redes sociais os(as) alunos(as) e o docente Daniel Almeida tiveram uma conversa com a artista e questionaram-na sobre o seu processo artístico e interpelaram Helena Mendes Pereira, diretora e curadora da “Zed Gallery”, do papel da galeria no circuito cultural …. construção/desconstrução de identidade

15 de Fevereiro, 2024

No âmbito do Plano Nacional das Artes a turma 10°O do Curso de Artes da ESAS participou numa visita pedagógica à exposição “Cicatriz” de Sandra Baia na galeria Zet Gallery. Partindo do tema operativo “cânones de beleza” nas redes sociais …

PROTOCOLOS E PARCERIAS