Cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos para o seu computador cada vez que visita um sítio.

Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)


Serviço de Psicologia e Orientação (SPO)

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio assegura a avaliação e o acompanhamento psicológico e psicopedagógico dos alunos individualmente ou em grupo, ao longo do seu processo educativo. Destina-se a promover condições que favoreçam a integração escolar dos alunos facilitando-lhes o desenvolvimento da sua identidade pessoal e a construção do seu projeto de vida.

O SPO é composto por duas psicólogas (Jennifer Flambo e Teresa Oliveira), que constituem a sua equipa técnica permanente.

Modalidades de atendimento
Todos os alunos do Agrupamento de Escolas de Alberto Sampaio podem usufruir do SPO:


a.    Alunos propostos ao SPO por deliberação da Direção;
b.    Alunos propostos ao SPO através de ficha de encaminhamento para o SPO, sendo a mesma remetida por educadores/ professores titulares / diretores de turma;
c.    Alunos autopropostos. Neste caso, os alunos deverão dirigir-se ao SPO conforme o horário.


Ao Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento compete:

•    Promover a orientação escolar e profissional sobretudo dos alunos do 9ºano, 10º e do 12º ano, promovendo a construção de um projeto de vida adequado a cada caso, de forma a acompanhar o aluno no processo de desenvolvimento da sua identidade pessoal e do seu projeto de vida, nomeadamente ajudar e identificar o percurso formativo mais adequado às suas necessidades e características e apoiar no processo de tomada de decisão vocacional. Inclui atividades diversificadas, tais como:
i.    intervenção individual/grupo;
ii.    visitas de estudo a instituições;
iii.    painéis com profissionais e alunos;
iv.    apoio às matrículas.

•    Intervir ao nível psicológico e psicopedagógico, na observação, avaliação, orientação e apoio dos alunos, promovendo a cooperação de professores, pais e/ou encarregados de educação em articulação com os recursos da comunidade. Este apoio tem como objetivo a colaboração na identificação, análise e resolução de diversas problemáticas.



•    Aconselhamento/Consultoria à Comunidade Educativa. O SPO desenvolve ações que visem: colaborar, na sua área de especialidade, com os órgãos de direção, administração e gestão da escola, colaborar em todas as ações comunitárias destinadas a eliminar e prevenir o abandono escolar precoce; colaborar, com professores, pais e/ou encarregados de educação e outros agentes educativos, na perspetiva do seu aconselhamento psicossocial e estabelecer articulações com outros serviços especializados de apoio educativo necessários ao desenvolvimento de planos educativos individuais.


•    Parcerias/Colaboração com outros Serviços da Comunidade. O SPO assegura o apoio ao desenvolvimento do sistema de relações entre a escola e a comunidade, articulando a sua ação com outros serviços especializados, nomeadamente no âmbito da Saúde e da Segurança Social, da Educação, da Formação Profissional, Autarquias, Empresas, entre outros.

•    Atividades de Formação. O SPO colabora e participa, na sua área de especialidade, em experiências pedagógicas, bem como em projetos de investigação e em ações de formação do pessoal docente e não docente.

•    Desenvolvimento de projetos. O SPO, tendo em conta a sua formação especializada, e na prossecução das suas atribuições e objetivos, assume frequentemente uma intervenção ativa no planeamento, organização e implementação de variados projetos que se pretendam desenvolver na comunidade educativa.

Horários SPO

Brochura Orientação Escolar e Profissional 2015-2016 (em breve)

Ficha Encaminhamento SPO 1617

Formulário de Referenciação

Pedido Avaliação pelo Enc.Edu.

Programa de desenvolvimento vocacional

Serviço de Psicologia e Orientação - Informação