Cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos para o seu computador cada vez que visita um sítio.

AVISO GERAL - NOVA PÁGINA WWW.AESAS.PT

AVISA-SE TODA COMUNIDADE QUE IREMOS PROCEDER À RENOVAÇÃO DOS NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Assim nesta página deixaremos de publicar noticias, passando apenas a publicar em WWW.AESAS.PT

A nossa página do FACEBOOK será também em BREVE renovada!

Bom ano letivo para todos !!!

Pagamento aos orientadores de estágios irá manter-se

O pagamento da orientação de estágios na formação de professores do 3.º ciclo do Ensino Básico e do Secundário irá manter-se até o final deste ano lectivo.

Em comunicado, o Ministério da Educação (ME) cita o despacho do secretário de Estado, Valter Lemos, onde é aprovada a manutenção do pagamento aos docentes dos ensinos Básico e Secundário que orientam a formação inicial de professores para aqueles níveis de ensino.

O ME informa, porém, que a partir do próximo ano lectivo a realização de estágios em estabelecimentos de ensino "será assegurada através de protocolos", a estabelecer com os órgãos de gestão dos agrupamentos ou das escolas não agrupadas.
Segundo o comunicado, o ME determinou que o pagamento é "responsabilidade das instituições de Ensino Superior", que para efeito de formação dos seus alunos recebem propinas e financiamento do Estado.

"A responsabilidade pela sua formação [estagiários] compete a esses estabelecimentos, apesar do ME disponibilizar, pela sua parte, as escolas dos ensinos Básico e Secundário, bem como as turmas e alunos que as frequentam e ainda um docente para orientar a prática pedagógica dos estagiários", lê-se no comunicado .

Esta decisão resulta das expectativas criadas por algumas escolas dos ensinos Básico e Secundário, que pagaram gratificações nos primeiros meses do presente ano lectivo.

Dados adicionais