Cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos para o seu computador cada vez que visita um sítio.

AVISO GERAL - NOVA PÁGINA WWW.AESAS.PT

AVISA-SE TODA COMUNIDADE QUE IREMOS PROCEDER À RENOVAÇÃO DOS NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Assim nesta página deixaremos de publicar noticias, passando apenas a publicar em WWW.AESAS.PT

A nossa página do FACEBOOK será também em BREVE renovada!

Bom ano letivo para todos !!!

“IMPOSSÍVEL”, por Werner Reich

Convidamos a comunidade escolar a participar numa palestra apresentada por Werner Reich, sobrevivente de Auschwitz, a residir atualmente nos EUA, que decorrerá no próximo dia 25 de outubro, pelas 11h50, no auditório Sebastião Alba da nossa escola.
Nesta iniciativa, promovida pelo grupo de História e pela Biblioteca, o palestrante propõe-se centrar a sua apresentação em alguns dos seguintes temas:

  • A origem da Nacional Socialista, a pressão exercida sobre diversos grupos minoritários e a indiferença da população e do mundo em relação aos acontecimentos;
  • A história de vida de Werner Reich e as vivências, como adolescente, num campo de concentração na Alemanha nazi;
  • Consequências, já no pós-guerra, sofridas pelos criminosos e louvor àqueles que não foram indiferentes ao sofrimento vivido, Portugal incluído.


Werner Reich, figura central do livro “The Magician of Auschwitz” desloca-se a Portugal como convidado especial do programa da RTP1 “Impossível”, de 21 de outubro, pelas 21h00 (último episódio), apresentado por Luís de Matos.
O nosso convidado, Werner Reich nasceu em 1928 e aos 16 anos foi enviado para o campo de concentração de Auschwitz-Birkenau, campo onde foram mortos 6 milhões de judeus. Aí deram-lhe o nº A-1828 que ainda hoje tem tatuado no braço. Enquanto prisioneiro fez parte de um grupo denominado Birkenau Boys, 96 rapazes escolhidos arbitrariamente por Josefe Mengele (também conhecido como “O Anjo da Morte”) para executarem trabalho escravo. Foi assim que conseguiu manter-se vivo. Sobrevivente de Auschwitz e de outros campos de concentração, encontrava-se em Mauthausen, na Austria, quando foi libertado pelas tropas americanas em 1945.

Dados adicionais