Cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos para o seu computador cada vez que visita um sítio.

AVISO GERAL - NOVA PÁGINA WWW.AESAS.PT

AVISA-SE TODA COMUNIDADE QUE IREMOS PROCEDER À RENOVAÇÃO DOS NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Assim nesta página deixaremos de publicar noticias, passando apenas a publicar em WWW.AESAS.PT

A nossa página do FACEBOOK será também em BREVE renovada!

Bom ano letivo para todos !!!

Escola Secundária alberto sampaio promove as XVIII Jornadas da Biblioteca

“Palavras do mundo” é o tema das XVIII Jornadas da Biblioteca Manuel Monteiro que se estão a realizar na Escola Secundária Alberto Sampaio, esta quinte e sexta-feira, dias 19 e 20 de fevereiro. Durante estes dois dias toda a comunidade educativa é convidada a apreciar o trabalho promovido de forma colaborativa e envolvente entre vários grupos disciplinares, docentes e alunos da escola.

Do programa constam várias atividades que abrangem a partilha de reflexões e o debate, despertando o sentido ético e estético, recordando o património histórico e literário, tendo sempre como objetivo central promover o valor das palavras que dão sentido à história da humanidade. Assim, no primeiro dia, pelas 8h30, as jornadas abriram com uma sessão, promovida pelo grupo de alunos que integram a “Sociedade de Debates da ESAS” e a “Associação de Debates Académicos da Universidade do Minho - ADAUM”, versando a “Globalização” enquanto palavra que o mundo partilhou e que muito tem influenciado o quotidiano das nossas sociedades. Pelas 10h00 teve lugar uma palestra aberta sobre as palavras silenciadas, “Testemunhos da Guerra Colonial”, excelentemente dinamizada por Miguel Soares e que contou ainda com a intervenção e participação sentida de testemunhas que viveram esse momento da nossa história.

No segundo dia das jornadas, pelas 10h00, o professor Jorge Freitas apresenta uma sessão pública sobre a “Música Pop Rock, anos 70 - e as palavras que o mundo cantou”.

Para além das sessões e palestas mencionadas, durante os dois dias, estarão patentes ao público, várias exposições e painéis temáticos das jornadas, merecendo particular relevância a exposição de “jornais do mundo – das palavras do mundo ao mundo das palavras”, a exposição fotográfica sobre as “palavras que mudam o mundo?”, uma exposição disponível em vários espaços sobre “O mundo das palavras” que conta com a participação de vários grupos disciplinares e, finalmente, um painel invocativo dos “800 anos da Magna Carta – quando a palavra escrita ordena os tempos da história”.

As atividades das XVIII Jornadas da Biblioteca - “Palavras do Mundo” estão abertas a toda a comunidade e, através das iniciativas promovidas, contam sempre com um número significativo de visitantes que, desta forma, têm a oportunidade de contactar com o trabalho que é promovido na Escola Secundária Alberto Sampaio.

Fotos no FACEBOOK e GOOGLE+

Dados adicionais