Cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos para o seu computador cada vez que visita um sítio.

AVISO GERAL - NOVA PÁGINA WWW.AESAS.PT

AVISA-SE TODA COMUNIDADE QUE IREMOS PROCEDER À RENOVAÇÃO DOS NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Assim nesta página deixaremos de publicar noticias, passando apenas a publicar em WWW.AESAS.PT

A nossa página do FACEBOOK será também em BREVE renovada!

Bom ano letivo para todos !!!

Palavras cruzadas - 15.02.2007

2º concurso de palavras cruzadas

Image

Teve lugar durante o 2º bloco de aulas da manhã de dia 15/2, quinta-feira, a prova correspondente ao 2º concurso de palavras cruzadas da ESAS.

Image

O concurso, destinado aos alunos frequentando o ensino diurno, foi organizado pela equipa de coordenação da biblioteca e teve a participação de 38 alunos e alunas compondo 19 equipas com a seguinte distribuição:

  • 9º ano: 3 equipas de 2 turmas
  • 10º ano: 7 equipas de 4 turmas
  • 11º ano: 4 equipas de 3 turmas
  • 12º ano: 3 equipas de 3 turmas
  • CEF/IMA: 2 equipas de 1 turma

Por ter havido uma anomalia técnica em toda a escola, os concorrentes viram-se privados de recorrer à internet e usaram, como material de consulta, dicionários, atlas, enciclopédias, manuais escolares e outros livros, bem como globos geográficos e ainda bibliografia contida em vários CD de música clássica.

Houve duas equipas que conseguiram a classificação de 100 % (zero erros na grelha), mas a que completou o problema em menos tempo foi uma equipa da turma 9º B, formada pelos alunos Tiago Silva e Jorge Pereira.

Image
O Tiago (à esq.) e o Jorge.

Na foto de cima vemos os vencedores, que foram contemplados com 2 filmes em DVD (Mr Deeds e FX - Efeitos Mortais), tendo os prémios sido entregues na manhã de dia 28/2, quarta.

 

 

Turma

 

 

Alunos participantes

Tempo usado (minutos)

Nº de erros e pontuação obtida

 

9º B

Tiago Silva / Jorge Miguel Pereira

42

0 erros à 100 %

*

9º C

Tiago Freitas / João Silva

52

22 erros à 81.8 %

 

André Martins / Patrick Ferreira

51

71 erros à 41.3 %

 

10º B

Eduardo Fernandes / Pedro Coelho

60

13 erros à 89.3 %

 

Pedro Miguel Sousa / Marcelo Assis

58

0 erros à 100 %

*

Mariana Azevedo / Telmo Carvalho

60

35 erros à 71.1 %

 

10º D

Sílvia Araújo / Joana Ramos

60

66 erros à 45.5 %

 

Raquel Esmeralda Ferreira / Nelson Cardoso

60

64 erros à 47.1 %

 

10º T

Cátia Rodrigues / Ana Margarida Viana

54

42 erros à 65.3 %

 

Bárbara Lopes / Vera Pinto

60

46 erros à 62.0 %

 

11º A

Tiago Filipe L Fernandes / Nuno C Oliveira

30

1 erro à 99.2 %

 

11º C

Gabriela Veloso / Emanuel Marques

60

13 erros à 89.3 %

 

Ana Maria Lisboa / Mónica Casanova

60

1 erro à 99.2 %

 

11º E

João Barros / João Ferreira

60

1 erro à 99.2 %

 

12º B

Carla Maria S Ribeiro / Joana Rita G Gil

60

23 erros à 81.0 %

 

12º D

Ana Isabel Baptista / Sara Veiga

60

14 erros à 88.4 %

 

12º E

João Amorim / Hugo Pereira

12

1 erro à 99.2 %

 

CEF (IMA)

Liliana Costa / Filipa Ribeiro

36

99 erros à 18.2 %

 

Soraia Sofia (?) / Mara Silva

37

114 erros à 5.8 %

 

 

 

 

O regulamento esteve afixado na biblioteca, na sala de professores e na sala dos directores de turma:

 

  • O 2º concurso de palavras cruzadas está aberto aos alunos de todas as turmas da escola do ensino diurno (9º, 10º, 11º e 12º anos).
  • Cada turma pode fazer-se representar, no máximo, por duas equipas, sendo cada uma formada por duas pessoas.
  • As inscrições serão feitas na Biblioteca, terminando às 13h30 do dia 14/02/2007 (quarta-feira).
  • A prova, a realizar nas instalações da Biblioteca da escola no dia 15/02 (quinta-feira) às 10h15, consistirá em resolver um problema de palavras cruzadas (grelha 12x12) versando assuntos de cultura geral e construído exclusivamente para este concurso.
  • As faltas dadas ao 2º bloco de aulas da manhã (10h05-11h35) pelos alunos participantes serão contabilizadas apenas para fins estatísticos.
  • Cada aluno participante deve fazer-se acompanhar do respectivo cartão de estudante e, no boletim de respostas, preencher com clareza os dados relativos à sua identificação.
  • O preenchimento das quadrículas da grelha (resposta ao problema) deve ser feito em letras maiúsculas, sem acentos nem cedilhas.
  • É permitido o uso de material corrector (tinta, verniz, etc). No entanto, letras rasuradas ou pouco claras, na grelha, poderão ser consideradas erros, pelo que é aconselhável começar por escrever a lápis e só no final preencher a tinta (azul ou preta).
  • A duração máxima da prova será de uma hora.
  • Durante esse tempo os alunos participantes deverão trabalhar no máximo silêncio possível de modo a não prejudicarem o desempenho das equipas adversárias.
  • As equipas não poderão utilizar telefones celulares (telemóveis) ou outros, mas poderão recorrer a todo o material de consulta habitualmente disponível na Biblioteca, incluindo dicionários, atlas, enciclopédias, manuais e a internet (excepto uso de e-mail, programas de chat online e afins).
  • O pessoal vigilante avisará os participantes dez minutos antes do fim do tempo da prova e cada equipa entregará a sua folha de respostas devidamente identificada assim que forem informados de que terminaram os 60 minutos previstos.
  • No entanto, os participantes poderão entregar os boletins preenchidos antes do final do tempo previsto, para efeitos de desempate; neste caso, o registo da hora de entrega será efectuado pelo pessoal vigilante no momento da recolha no local próprio do boletim de respostas.
  • Para o apuramento da equipa vencedora serão consideradas apenas as classificações superiores a 90 % (percentagem de acertos).
  • Caso haja mais do que uma equipa com a melhor classificação, o apuramento do 1º lugar será efectuado com base na rapidez dos participantes durante a prova e, se necessário, por sorteio.
  • Os resultados obtidos na resolução do problema serão afixados na Biblioteca no dia 23/02 (sexta) pelas 11h30, sendo de imediato apurada a equipa vencedora de acordo com o ponto anterior e feita a entrega dos prémios aos seus dois elementos, o que será testemunhado pelos alunos interessados e por um elemento do Conselho Executivo.
  • Caso não seja possível ao Conselho Executivo fazer-se representar na data e hora indicadas, será afixada imediatamente nova data para cumprir-se o estipulado no ponto anterior.
  • Pretendendo alguma das equipas reaver a respectiva folha de participação (problema/grelha) poderá solicitá-lo durante a semana de aulas que se segue ao sorteio (até dia 02/03/2007), sendo nesse caso arquivada fotocópia da mesma.

 

Dados adicionais