AVISO GERAL - NOVA PÁGINA WWW.AESAS.PT

AVISA-SE TODA COMUNIDADE QUE IREMOS PROCEDER À RENOVAÇÃO DOS NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Assim nesta página deixaremos de publicar noticias, passando apenas a publicar em WWW.AESAS.PT

A nossa página do FACEBOOK será também em BREVE renovada!

Bom ano letivo para todos !!!

APESAS: COMUNICADO - Mega-Agrupamento da Esc. Sec. Alberto Sampaio: um erro crasso

ASSOCIAÇÃO DE PAIS DA ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO (APESAS)
MEGA-AGRUPAMENTO DA ESC SEC. ALBERTO SAMPAIO - UM ERRO CRASSO E IRREPARÁVEL

Se o MEC avançar com a constituição do “mega agrupamento” previsto para a ESAS e para o Agrupamento de Escolas de Nogueira, que totalizará quase 3.300 alunos do pré-escolar ao ensino secundário, terá em conta apenas razões de carácter economicista que, a serem postas em prática,  se traduzirão numa inequívoca deterioração da qualidade da escola, através da desvalorização das questões pedagógicas, dificultando a promoção das aprendizagens e contribuindo, assim, para o aumento do insucesso e abandono escolar, bem como da indisciplina. Os prejuízos educativos e pedagógicos são, pois, incalculáveis.

Reafirmamos que muito da instabilidade que tem ocorrido  na Educação se deve às sucessivas e avulsas orientações da tutela sem que os directamente envolvidos neste processo tivessem tido oportunidade de manifestar a sua opinião, sobretudo no que aos Encarregados de Educação diz respeito, que pouco ou nada foram ouvidos na discussão sobre os mega-agrupamentos. As ligações escola-família - um  fator crítico nos tempos difíceis que atravessamos - nada ganham com esta solução, pelo contrário.

Assim, a bem da Escola dos nossos filhos e filhas, a Direção da Associação de Pais da Escola Secundária de  Alberto Sampaio, em Braga, colocada perante a forma como, aparentemente, estão a ser criados estes “mega agrupamentos”, manifesta o seu profundo desacordo e o veemente protesto por este ataque à estabilidade da ESAS, à qualidade do processo de ensino-aprendizagem e ao sucesso escolar  dos alunos, numa fase determinante do ano letivo, em que se aproximam os exames nacionais.

Assim sendo, a Direção da Associação de Pais da Escola Secundária de  Alberto Sampaio decidiu recorrer a todos os meios legais ao seu dispor e que possam travar um processo que em nada contribuirá para melhorar a Escola dos nossos filhos.

A Direção da APESAS