Cookies são pequenos ficheiros de texto transferidos para o seu computador cada vez que visita um sítio.

AVISO GERAL - NOVA PÁGINA WWW.AESAS.PT

AVISA-SE TODA COMUNIDADE QUE IREMOS PROCEDER À RENOVAÇÃO DOS NOSSOS CANAIS DE COMUNICAÇÃO

Assim nesta página deixaremos de publicar noticias, passando apenas a publicar em WWW.AESAS.PT

A nossa página do FACEBOOK será também em BREVE renovada!

Bom ano letivo para todos !!!

Escola Secundária de Alberto Sampaio

Escola Secundária de Alberto Sampaio
 
A  ESAS  pode  remontar  as  suas  origens  ao  decreto  régio  de  11  de  Dezembro  de  1884, quando Braga foi dotada com ensino técnico, a funcionar na Escola de Desenho Industrial, sita no Largo das Carvalheiras e cujo director foi o cirurgião Bernardino Alves Passos.
Mais tarde passou a denominar-se Escola Industrial Bartolomeu dos Mártires, integrando, já neste século, o Curso Elementar de Comércio.
Desde  1936  ficou  instalada  na  Rua  do  Castelo  e,  se  bem  que  um  decreto-lei  de  1948 estabelecesse a separação entre Escola Técnica Bartolomeu dos Mártires e Escola Industrial e Comercial Carlos Amarante, um outro, de 31 de Maio de 1951, fundiu-as na Escola Comercial e Industrial de Braga.
Através do decreto-lei 457/71 de 28 de Outubro, o ensino técnico secundário passa a ser ministrado por duas escolas, ficando a parte industrial na Escola Técnica Carlos Amarante e a
comercial na Escola Técnica de Alberto Sampaio.
Em 1979 passa a denominar-se Escola Secundária Alberto Sampaio e a sua localização passa a ser na Quinta de Santo Adrião.Através da portaria n.º 608/79 de 22 de Novembro, a escola passa a designar-se de Escola Secundária de Alberto Sampaio. Em 1980 as suas instalações são transferidas para a Quinta de Santo Adrião.
Foi a primeira escola, em Braga, a promover a inclusão de alunos surdos, sendo que o vem fazendo ao longo dos últimos anos. Funciona como Gabinete de Apoio Educativo Especializado em Surdez (Educação Especial). Foi também a primeira escola de Braga a dispor de acesso à Internet em banda larga, através da rede de fibra óptica.
Um processo de avaliação externo a centenas de escolas do sector público, em Portugal, deu a nota de "muito bom" a apenas cinco. Uma delas foi a ESAS. Obteve essa classificação em todos os domínios de avaliação desde os resultados dos alunos passando pela organização, gestão escolar e liderança até à prestação do serviço educativo.
Em 2009, foi iniciado um projecto de requalificação da escola, pelo programa Parque Escolar, com o objetivo de criar novos espaços, que se considerava estarem em falta, na escola e remodelar outros a fim de adapta-los às necessidades de uma escola moderna, e fazer face às exigências do ensino em Portugal. A escola, já remodelada, foi inaugurada a 5 de Outubro de 2010, fazendo parte da iniciativa "100 escolas para os 100 anos da República".