ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

Notas de Apoio à Disciplina de Sociologia

 

3. Estudo de um caso prático

 

"Depois de se terem estudado os principais conceitos, os métodos e as técnicas mais utilizadas pela Sociologia, bem como alguns dos obstáculos que se levantam à pesquisa social, será importante tentar passar à prática. Isto porque, como afirma F Costa "a Sociologia, como qualquer especialidade científica e profissional, só se aprende efectivamente praticando-a". Assim, qualquer projecto de investigação deverá seguir os procedimentos e as fases já referidas quando foram caracterizadas as etapas da pesquisa sociológica. Interessará, então, agora referir como se poderá passar a escrito esse trabalho de investigação.

Nesse sentido será apresentado seguidamente um possível esquema para a redacção do trabalho, discriminando o conteúdo de cada uma das partes que o compõem.

 Esquema para redigir um projecto de investigação

 1 - Introdução

 Neste ponto deverão ser referidos os motivos que levaram à escolha do tema da pesquisa, caso este não tenha sido sugerido ou encomendado por uma entidade específica. Deverão também ser explicitados os objectivos da investigação.

Finalmente, deverá ser efectuado um breve sumário dos principais pontos a ser focados no trabalho, bem como a sua articulação.

 2 - Metodologia utilizada para a realização do estudo 

Neste ponto deverá ser justificada a escolha de uma estratégia de investigação, bem como os procedimentos a ela associados, nomeadamente fazendo referências à:

- definição do problema ou da questão de partida;

- realização do estudo exploratório;

- definição da problemática e das hipóteses de trabalho;

- selecção e aplicação dos instrumentos de observação.

 3 - Apresentação e análise das informações

 Neste ponto serão apresentados os dados recolhidos, os quais serão analisados por forma a verificar se correspondem às hipóteses formuladas.

4 – Conclusões

 Finalmente, neste ponto deverá ser efectuado um balanço do processo da pesquisa, nomeadamente enunciando os seus contributos significativos para o esclarecimento da problemática em que está inserido o tema em estudo.

 A redacção de um projecto deverá ainda incluir a lista de bibliografia consultada e um índice.

 Bibliografia

A lista bibliográfica deverá incluir todos os livros, revistas, artigos, etc. que foram utilizados para a realização do estudo, ordenados por ordem alfabética de autores.

Uma das possíveis formas de apresentação da bibliografia é a seguinte:

Livros: Giddens, A., Sociology, Oxford, Polity Press, 1997

Revistas: Vala, J., "Representações sociais e percepções intergrupais", Análise Social n.° 140, Lisboa ICS, 1997

 Índice

O índice deverá incluir os títulos das diferentes partes do trabalho e respectivas páginas.

 

Sugestão de trabalho

Tendo por objectivo concretizar a elaboração e a redacção de um projecto de investigação - estudo de um caso prático -, sugerimos-lhe a realização de um estudo sobre o seguinte tema: hábitos de leitura dos jovens portugueses. Dado que o universo do estudo é muito amplo - jovens portugueses que sabem ler - poderá realizar esse estudo restringindo o seu universo à população da sua escola.

Após a realização desse estudo, redija um relatório de todo o trabalho realizado.

Para facilitar a realização dessas tarefas, apresentamos seguidamente um guião para a redacção desse projecto de investigação.

 1. Introdução

 • Referência ao tema escolhido: hábitos de leitura dos jovens da escola.

• Sumário dos pontos a focar no trabalho.

 2. Metodologia utilizada para a realização do estudo 

• Justificação da escolha de uma estratégia de investigação, neste caso poderia optar por uma lógica extensiva de investigação dado o universo do estudo ser relativamente vasto (alunos da sua escola).

• Enquadramento teórico dos conceitos "hábitos de leitura" e "juventude" por forma a detectar as dimensões e os indicadores que permitem a sua caracterização. Por exemplo, para caracterizar o conceito de juventude podem-se utilizar variáveis que têm a ver, nomeadamente, com a sua inserção demográfica (sexo e idade), educacional (grau de escolaridade), geográfica (local de residência) ou sócio-económica (situação económica do agregado familiar).

• Formulação de algumas hipóteses de trabalho, por exemplo:

- o grau de escolaridade influencia os hábitos de leitura;

- o sexo influencia o género de livros lidos;

- os jovens do sexo masculino são os leitores mais frequentes dos jornais desportivos.

• Selecção dos instrumentos de observação mais adequados a este objecto de investigação. Neste caso, para além da pesquisa documental e da observação participante, sugere-se a realização de um inquérito por questionário. Esta escolha obriga à;

- construção de uma amostra representativa da população da escola;

- redacção das perguntas do questionário.

 3. Apresentação e análise das informações

 Análise dos resultados obtidos com a aplicação dos questionários, por exemplo, tentar-se-á efectuar um cruzamento dos dados recolhidos (como está patente nos quadros que se seguem) por forma a verificar a significância das hipóteses formuladas.

A análise dos dados recolhidos poderá confirmar, ou não, as hipóteses formuladas.

 Quadro I

  

Quadro II

 

4. Conclusões

Balanço dos resultados obtidos - o estudo realizado contribuiu para clarificar os hábitos de leitura dos jovens portugueses.

 - Bibliografia

- Índice"

  

SILVESTRE, M. e MOINHOS, M. (2001). Sociologia 12.º ano. 3.ª ed. Lisboa: Lisboa Editora.

 

 

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